domingo, 27 de dezembro de 2009

Votos de ano novo


Sete bagos de uva. Pular ondas. Guardar sementes de romã no fundo da carteira. Sem contar as receitas de salada do amor, banho de proteção, chá da sorte, lingeries da virada (branca, rosa, vermelha, amarela...). Vale tudo pela ideia de atrair saúde, sucesso e amor no ano que se inicia. Pelo menos é o que dizem. E como dizem!

Eu, confesso, já segui muitas dessas receitas. Também já fiz listas de desejos e objetivos para o novo ano. Do que valeram, afinal? Olha, se eu fizer um balanço, posso garantir que em nenhum dos últimos anos de minha vida me faltou sorte, amor ou saúde... Não que eu tenha tudo isso junto sempre. Mas pelo menos por alguns meses de todos os anos eu tive um ou outro, às vezes a maioria deles...

A sorte, por exemplo, é uma boa companheira. Eu não sou rica, nem nunca fui. Mas já ganhei muita coisa boa nesta vida - inclusive dinheiro. Encontrei muita gente interessante e tive oportunidades exclusivas, especialmente nas horas difíceis em que me senti só. Comigo sempre valeu aquele ditado de que Deus pode até fechar uma porta, mas sempre abre uma janela.

No amor também não posso reclamar não. Tive bons companheiros. Alguns por mais tempo. Outros passageiros. E me senti amada por todos (ou quase todos). Mas o melhor de tudo é que sempre acabo amiga de meus afetos. O maior e mais presente de meus amigos, aliás, é meu ex-namorido. Há ainda os amores que vão e vem, como as estações do ano. E a cada volta tem um sabor diferente, especial. E, claro, a esperança de que vai durar para sempre!
Também já sofri por amor. E quem nunca sofreu? Mas amei tanto e de forma tão entregue que todos valeram a pena. Mas depois de algumas experiências marcantes fiquei receosa com o amor. Hoje, porém, estou com vontade de “abrir a guarda”. Creio que meu luto já passou. E tenho tido estímulos suficientes para querer viver de novo uma história cheia de entrega e trocas... Será?

Da saúde também não reclamo. Ela nunca me assustou para valer. E para me manter em forma no novo ano vou me concentrar em garantir doses diárias de alegria, vou cortar o açúcar, fazer exercícios e reservar uma noite de amor a cada 48 horas no máximo. Com isso, creio, não será preciso seguir nenhuma outra receita. Só mesmo uma oração. E que venha 2010 e todas as suas surpresas!

Nenhum comentário: